sábado, 30 de janeiro de 2010

Preconceito e elitismo

Não gosto quando fico com raiva, não gosto do sentimento, mas às vezes é inevitável. Lucia Hippolito é uma vadia. Perdão pela linguagem, chula. Não gosto, mas é difícil definir o quão baixa é essa mulher. Ela é uma pseudo-jornalista que gosta de dar pitacos e falar mal do governo, em absolutamente tudo. Participava antigamente de uma mesa-redonda de política no programa do Jô Soares, e ficou meio conhecida por isso. Ela veio à cena umas semanas atrás por fazer (ou tentar fazer) um comentário ao vivo, por telefone, na CBN. Estava bebada. Depois deu uma desculpa esfarrada, que eram remédios (a mesma coisa da Vanusa e o hino nacional, né? Essa gente nem criatividade tem), mas é visivel que está bêbada, sem conseguir articular o pensamento. Aqui, você tem o áudio do comentário, postado no youtube. Aqui, você tem o mesmo áudio, também no youtube, mas com uma montagem feita com imagens que tiram sarro dela. Qualquer uma das duas versões é engraçadissíma e vale a pena ser assistida (é curta, um minuto de duração).
Mas não fiquei indignado por causa disso, foi outra coisa. Em virtude desse episódio, o jornalista Luiz Carlos Azenha resgatou em seu blog um comentário que Lucia Hippolito fez tempos atrás, em 2008. O áudio desse comentário, pode (e deveria) ser ouvido no site do Azenha, aqui. De tão absurdo, me dou ao trabalho de transcevê-lo.

"Você sabe que se a gente perder da Argentina com esse timinho, na quarta-feira, o Brasil fica de fora da área de classificação? [...] Esse Dunga, é o seguinte.. Isso é uma das coisas que o presidente Lula talvez tenha feito mal ao país, por que as pessoas acham que podem, de repente, se candidatar à presidencia da república, sem nunca ter feito nada! Olha o Dunga, nunca foi técnico nem do time da esquina da rua dele, aí agora já virou técnico da seleção brasileira, e acha que sabe tudo. Olha a ministra Dilma, também nunca administrou nada além da Casa Civil, e com esses problemas todos que ela está tendo, e já acha que pode ser candidata à presidencia da república!"

Leia, meu caro, as palavras proferidas por esta mulher. Ouça ela mesmo dizendo, através do link indicado. Você também não fica indignado, revoltado, com vontade de xingar essa vadia? E veja, não estou assim por que ela fala mal do presidente Lula, se ela fizesse a mesma critica dirigida à alguém da direita, mesmo a alguém que eu detestasse, ficaria igualmente indignado.
Como assim, Lucia? Nem sei por onde começar... Escancaradamente um preconceito, como raras vezes a direita se mostra. A sua verdadeira face. Segundo Lucia, Lula faz mal ao país, por lhe dar esperanças e sonhos. Exatamente uma das coisas que mais admiro no Lula - ele fez com que as pessoas acreditassem que "também podem" - para ela, é um mal. A pseudo-jornalista, que se não tem isenção, ao menos devia fingir ter, deixa clarissimo sua posição perante a candidata do governo à presidencia da república. Dilma não pode sequer concorrer à presidencia, por que nunca foi nada antes. Que tipo de credibilidade tem essa senhora para cobrir as eleições, e tecer qualquer tipo de comentário político, depois de se mostrar tão absurdamente preconceituosa? Além de tudo, mostra não ter o mínimo (o mínimo!) conhecimento de ciencia política. Ok, supostamente ela não precisaria ter, se ela não fosse anunciada como... cientista política! Ou comprou o diploma na cara dura, ou é completamente desonesta (acho isso bem plausível). A presidencia da república não é um cargo técnico, mas de liderança. Assim como o de técnico da seleção brasileira. O lider (seja o presidente ou o técnico da seleção) não precisa saber fazer as coisas. Ele tem as idéias, o senso de justiça para julgar o melhor caminho, e a liderança para motivar as pessoas. E se cerca das pessoas que sabem as técnicas. Por isso o líder não necessariamente precisa ter um passado. Sinceramente, não confiaria no Lula como ministro, pois ser ministro é um cargo que, mais ou menos, necessita de um saber técnico (ainda que nem tanto). Mas a presidencia não. Assim como o Dunga não precisa saber as técnicas de massagem, de condicionamento físico, etc. Há técnicos para isso. Dunga motiva e inspira os jogadores. Assim como Lula toma as decisões (corretas ou não, depende do ponto de vista) para o país. Criticar suas decisões, é questão de opinião. O absurdo que saiu da boca dessa mulher não é opinião, é preconceito e elitismo, puro e simples.

Nenhum comentário: