quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nota

Idéias para TCC.
Estou com medo deste TCC, não tenho um tema. Já tive muitos, confiantes, abandonei-os pelo caminho e hoje não tenho nenhum mais. Hoje (17/02) vi uma noticia no jornal nacional: morreu o russo que segurava a bandeira soviética na célebre foto em cima do parlamento alemão, na tomada de Berlim na segunda guerra mundial. A globo fez questão de frisar, para desmerecer o regime soviético, que historiadores dizem que a foto foi encenada dias depois da tomada. Agora, cerca de uma hora depois, penso. Ora, a celebre foto dos soldados americanos segurando uma bandeira americana na tomada de não-sei-qual-cidade do Japão também foi forjada (foi tema inclusive daquele filme de guerra do Clint Eastwood – esqueci o nome, aquele que faz par e antecede Cartas de Iwo Jima). Então me vem à mente algo como a construção da verdade através do “forjamento” das imagens. A forja de imagens para construção da verdade. Algo assim. Explico. Através da história, sempre se procurou forjar, manipular imagens, as duas fotos já mencionadas são exemplo disso, tudo que Goebbels falava também, e assim por diante. As imagens são forjadas para passar a imagem do herói, da elevação da pátria. Para criar a verdade que quer ser passada. Manipulação da imagem para criação da História. A História criada a partir da forja de imagens. Acho que renderia um bom trabalho semiótico. Englobaria analise de fotografias/imagens famosas, história, contexto histórico, analise do discurso... e definitivamente é comunicação. Haha. Não sei, não sei, ainda é muito recente. Estou escrevendo aqui por que..  sei lá. Acho que é por que meus arquivos do word são uma bagunça só e eu perderia esse arquivo. Isso é só um rascunho. Nota mental: pensar no assunto. Estou com medo do TCC. Não tenho um tema.

Um comentário:

Merini disse...

Somos dois Márcio!

Mas essa é uma ideia muito boa!