sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

140


Vi a imagem acima já faz meses, desde o ano passado, e me impressionou. Não necessariamente pela qualidade da publicidade (apesar de ser muito boa) mas por uma questão mais profunda. Trata-se de uma campanha do Governo Federal, "Memórias Reveladas", em busca dos corpos de desaparecidos políticos durante o regime militar. Suei para conseguir essa imagem, dessa propaganda, e sequer é a mesma que eu vi (nesse aspecto, da divulgação na internet, é falho, mas não quero tratar disso). Diz o texto na parte inferior "Existem mais de 140 familias de desaparecidos políticos que, mesmo depois de o Brasil conquistar a democracia plena, ainda não conseguiram enterrar seus mortos. Encontrar esses corpos não é só respeitar o direito sagrado de seus familiares, é também um forma do Brasil impedir que erros do passado se repitam no futuro". Me emocionei, e não necessariamente pela campanha em si, ou pelo tema. O tema, quem me conhece, sabe que é muito tocante para mim. Mas a minha reflexão hoje é no sentido de que quero frisar o trecho "mais de 140 familias". Veja, 140 familias. 140 desaparecidos, ainda não encontrados. Não concordo de forma alguma com a tese da "ditabranda" da Folha, ou quem diz que nossa ditadura foi amena, comparada aos nossos vizinhos da América Latina, que mataram muitos mais, milhares. Uma ditadura é uma ditadura, e deixa marcas indeléveis da alma de sua nação, não importa o número de mortos. Mas há que se reconhecer que 140 desaparecidos não é um numero gigantesco. Poderia se considerar que não justificasse uma campanha nacional do porte que está havendo. E é nesse momento que fico feliz por meu país, e me sinto orgulhoso. Nesse momento, podemos perceber que estamos em um país sério, que leva suas questões à sério. 140 desaparecidos, poderiam argumentar alguns, não é um grande número, e não vale a pena para se fazer uma campanha massiva de comunicação por isso. Seja pelos motivos que forem, pressão dos grupos de direitos humanos, interesses políticos, não importa, se está fazendo. Por 140 desaparecidos. É como a imagem que se passa dos Estados Unidos, através do cinema (não sei é só imagem ou não), e de sua filosofia de "nenhum homem para trás". Quando há um desastre, as buscas nunca cessam, até que todos corpos sejam encontrados, pois cada um importa, e suas familias tem o direito a esses corpos. É isso que o Brasil está fazendo, e me sinto orgulhoso de viver em um país onde, por mais que se enfrente graves problemas sociais, por mais que as ditaduras vizinhas tenham milhares de desaparecidos, se diga "são só 140, mas iremos encontrar esses 140, pois cada um importa". Cada cidadão importa, e essa é uma bela mensagem que se passa. De um país realmente comprometido com sua história e seus cidadãos.

Nenhum comentário: