quarta-feira, 14 de abril de 2010

Incômodos

Sabe uma coisa que me incomoda? Bem, na verdade, muitas coisas tem me incomodado ultimamente. Mas tem algumas que me incomodam mais. Ausencia de antitese é uma delas. Há dois anos somos bombardeados por apenas um lado da questão. Não há antitese. Ausencia de mudança de estado é outra. Acho que é isso que caracteriza o verdadeiro processo universitário, transformador. Ou como Piaget falava, a formação de estruturas cognitivas atualizáveis. As pessoas esquecem o que já foi visto, como se nunca tivesse estudado aquilo, e continuam com o mesmo pensamento do primeiro dia de aula. Isso é triste. Vejo alguns amigos meus e a mudança, a transformação do pensamento. Sem querer ser pretencioso, em mim também. Mas em outras pessoas não. Me irrita. Uma última coisa que me incomoda é o nivelamento por baixo, o ensino baseado no senso comum. O aluno pode se basear no senso comum para trazer o abstrato para sua vida, não o professor. Já vi mais filmes na Litoral do que na aula de linguagem visual, onde é mais do que pertinente passar filmes. Enfim, só mais alguns resmungos. Um dia ainda escrevo algo mais profundo. Por hoje, basta.  

Nenhum comentário: