sexta-feira, 23 de abril de 2010

Depois do primeiro, vem o segundo

Lembro que em dezembro último fiquei eufórico quando soube que minha proposta de artigo havia sido aceita para o Consad. Era meu primeiro artigo publicado. Foi uma experiencia e tanto. Mês passado, abriram-se as inscrições para o Intercom Sul, etapa regional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 
Diferentemente do Consad, já tinha que enviar o artigo pronto, completo, não apenas o resumo/proposta (para ser concebido depois). Felizmente, o número de páginas requerido era bem menor, menos da metade do artigo final do Consad. Igualmente ao que fiz no Consad, me decidi no último dia. O prazo era uma segunda-feira, me lembro. No sábado, resgatei nos arquivos bagunçados do ano passado o artigo que havia feito como trabaho final para a disciplina de Análise do Discurso. Mudei algumas coisas, obviamente. Retirei partes, acrescentei outras. Para se adequar melhor. Mais questão de forma. Nada radicalmente diferente. Dediquei o sábado e domingo a isso. Madrugada de domingo para segunda, com um dia de antecedência (veja que cedo! hehee) enviei. Será que isso tem alguma influência na escolha dos jurados? Os que chegam por último são considerados mais? Ou será apenas coincidencia/devaneio de minha parte? Seja como for, já está virando tradição: mando no último dia. Mandei. Ontem, conferi o resultado. Não é que realmente me surpreendo com um aviso de "Aceito"?! 
Me lembro de quando meu primeiro artigo foi aceito no Consad, eu contei, todo feliz, para a Valéria. Ela me disse "Agora tem que publicar nos anais de comunicação, né?" Segui seu precioso conselho. Está aí, Valéria. Meu segundo artigo, desta vez na área de comunicação. Estou muito, muito feliz com isso. Em maio, no Intercom Sul, apresentarei meu segundo artigo. Estou muito satisfeito. 
Me lembro de outra coisa. Minha mãe, na ocasião do Consad, me presenteou com um cartão de parabéns. (parenteses: adoro cartões. adoro colecionar cartões. fecha parenteses) No cartão, dizia em certo momento entre outras coisas que aquele era só o primeiro de muitos artigos que ainda viriam. Aquilo me remeteu a uma série de dizeres (ou discursos, para usar a linguagem de A.D.). Sabe aquela historia que se conta do autor de um livro só? Intimamente aquilo me remeteu um pouco ao temor de ser autor de um artigo só. Mas não mais. Pelo menos de dois já. Hehee. 
E o fato de ter sido em áreas diferentes (um em gestão pública, outro em comunicação) desmancha parte do receio que tinha (e ainda tenho em certa medida) de não ter sido justamente escolhido, pois eu mesmo considero a qualidade não suficiente, etc e etc. Mas parace que os avaliadores discordam de mim, né? Que continuem discordando.
Agora, para o próximo, pensar em vôos mais altos. Quem sabe o que pode vir no dia de amanhã.

Nenhum comentário: