segunda-feira, 26 de abril de 2010

Artefatos da Civilização

Langdon Winner, ao tratar sobre a tecnologia, usa o conceito de artefato. Não vou me ater aos conceitos desse autor, apenas me apropriar desse termo, que gosto muito, e ampliá-lo. Pois bem. Percebi ontem que existem artefatos da civilização. Ou seja, representações materiais dos seres civilizados. Estava eu ontem, à noite, andando pela rua. Fazia frio e havia chovido. Eu carregava um guarda-chuva. Vitima que fui, recentemente, de assaltos, tornei-me cauteloso. Num momento, cruzo com um homem, jaqueta jeans, aparencia normal, mas sem nada nas mãos. Disconfiei. Olhei estranho. Apressei o passo. Adiante, cruzo com outro homem. Aparencia igualmente normal. Este carregava um guarda-chuva. Não tive medo. Percebi que o guarda-chuva é um desses artefatos da civilização. Ora, quem, numa noite fria e chuvosa, sai sem guarda-chuvas? Só pode ser mau caráter, bandido. Agora veja, que tipo de bandido, sujeito mal-intencionado, andaria com um guarda-chuva? Não faria sentido. Talvez eu esteja errado, e nunca poderei saber. Talvez o homem sem guarda-chuva apenas tenha memória ruim e tenha esquecido o seu. Ou perdido na rua. Ou quebrado. Talvez o homem de guarda-chuva use-o justamente para despistar e seja ele um bandido. Não sabemos. Mas o guarda-chuva é assim um simbolo de nossa civilização, de nossa civilidade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hum o.O

Anônimo disse...

Dois O.o

Anônimo disse...

3