quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Monitoria

Outro dia o Zama aventou a possíbilidade de eu ser candidato à monitoria, da disciplina de psicologia. Fiquei moderadamente entusiasmado com a possibilidade. Independentemente do que ocorra, esse é um tema interessante. Eu acredito na monitoria, como um eficiente instrumento pedagógico. Além da preparação para a docência propiciada ao aluno que a exerce, acredito que a monitoria ajuda muito aos próprios alunos que a ela buscam. O aluno monitor, pressupõe-se, tem o domínio da matéria, mas ao mesmo tempo ele também é aluno. Ele está inserido nos sistemas de representações dos alunos, tem os mesmos pressupostos deles. Às vezes o problema entre alunos e professor é de comunicação: falam linguagens diferentes. O aluno-monitor pode ter um diálogo melhor com seus pares, reproduzindo o conteúdo de forma que seja compreensível a eles. Além do acesso. Muitas vezes o aluno, tímido ou algo que o valha, não pergunta, não fala. Teme ser tomado por ignorante. Não sente abertura para chegar ao professor. Essa abertura existe com seu par, outro aluno. Por isso e outros motivos realmente acredito nessa instituição.

Nenhum comentário: