quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sobre a boa propaganda


Vi esta propaganda ao lado na Carta Capital dessa semana. Não sabia, e depois, agora, viria a saber ser parte de uma campanha do Governo Federal de combate ao preconceito contra a AIDS. Hoje, dia 1º de dezembro, por sinal, é dia mundial de combate à AIDS (por isso as campanhas, etc). A causa é importante, sem dúvida nenhuma, mas me fez refletir mesmo sobre a propaganda, em si. Não esta propaganda, mas a "arte" da propaganda. É nesses momentos em que percebo que sou jovem demais, ainda não vivi nada, e estou em plena formação, quando percebo que tenho hoje, opinião diferente do que tinha seis meses atrás. Me recordo da (ao menos pra mim) marcante discussão com Maurini, no primeiro ou segundo dia de aula desse semestre, sobre propaganda e marxismo. Olhando para trás até eu me acho chato, dentro daquele contexto. Hehehe. Estava em percurso para me transformar em radical opositor à comunicação. Achava que não desejava fazer aquilo. Ainda tenho (e espero continuar tendo) minhas posições de esquerda, mas não me tornei um radical; voltei ao centro, que é onde estive muito tempo, que é onde gosto de estar. Acho sim, que a propaganda gera muitos males, cria vontades, manipula desejos, opiniões, mas também existe a boa propaganda. A boa propaganda pode ser usada para o bem, para fins que enobrecam o ser humano, que deem orgulho em seus criadores. Se você pensar bem, não deixa de ser uma manipulação das vontades, tenta-se criar a torelancia e aceitação aos portadores de HIV, mas nesse caso, é uma boa causa. Bom, questão de boa ou má causa também é subjetivo e depende do ponto de vista, pode-se alegar. Mas estou partindo aqui do ponto de vista daquilo que é o melhor para a maioria (que escola sociológica tinha mesmo esse principio? não lembro). Partindo desse pressuposto, daquilo que beneficiará a maioria, esta é sim uma boa causa para a propaganda, diferente de um anuncio de bolsa, que beneficiará (financeiramente) somente aqueles que a vendem. A propaganda pode ser usada por bons fins, e usada de que maneira! Critiva e belissima. A foto, é linda; o slogan, muito bem sacado. Realmente gostei dessa campanha. Por falar em propagandas, será o tema de minha próxima postagem, algo que está pendente faz dias. Aguardem.

Nenhum comentário: