sábado, 12 de dezembro de 2009

Presente de aniversário

Hoje é dia 12 de dezembro, véspera de meu aniversário. E ganhei o melhor presente que poderia ganhar, nessa data.

No inicio do ano, fui à Brasília com a universidade federal, para o Congresso Consad de Gestão Pública. Trata-se do maior e mais importante congresso da área do Brasil.
Mês passado abriu inscrição para inscrição de trabalhos que pleiteassem se apresentar na edição do ano que vem.
Pretensioso eu, por achar que poderia escrever algo, afinal, é um congresso para doutores, mestres, e profissionais da área. Não é um congresso acadêmico, nem tem uma área reservada a graduandos, tal qual o Intercom. De fato, não mínimos os graduandos que lá apresentam, para não dizer inexistentes.
Mas como eu sou mesmo pretensioso, literalmente no último dia, escrevi e mandei. Mandei.
O resultado devia sair dia 08 de dezembro, dos trabalhos selecionados. Fiquei apreensivo. Não saiu. Dia 09, não saiu. Dia 10 eu esqueci, pensei que também não sairia, e nisso, na correria de final de semestre, esqueci.
Ontem, no churrasco no Billy, o tema volta; lembrei. Cheguei em casa cansado, dormi. Sete da manhã, pouco antes de ir viajar, acesso o site do Consad. Está lá a lista. Abro. O PDF carrega. Muitos nomes. Vou na “busca” e escrevo “C [nome do meio, removido do post para sair do google]”, nem sei por que, ao invés de Márcio ou C [último nome, removido do post para sair do google]. Lá está: Márcio C [nome do meio] C [último nome].
Tremi, tremi muito. Sonhei, imaginei, desejei isso, e como seria, e foi assim mesmo. Sem reação. Não posso acreditar. Estou exultante, exultante. Ligo para amigos e os acordo, compartilhando a alegria. Queria estar perto deles, e abraçar todos meus amigos. Ainda estou atordoado e exultante.
Não sei como meus professores se sentiram quando, ainda na graduação, tiveram seus primeiros artigos publicados. Eu, sei que estou muito feliz. Sei que estou potencializando algo que, se você analisar bem, em essência, não é assim tão grande. É sim um congresso importantíssimo, e para uma eventual carreira acadêmica isso conta muitos pontos, mas não vai modificar minha vida. Daqui a muitos anos, talvez com muito mais coisa publicada (talvez não) olhe para trás e diga “que bobagem; quanto barulho por nada”. Mas nesse momento é como me sinto e como quero me sentir: extremamente feliz, por nada, mas um nada que é muito importante para mim, nesse momento, nesse tempo.
Não posso acreditar que vou ter meu primeiro artigo publicado, no mais importante congresso brasileiro da área, e antes mesmo da metade da faculdade. Não posso acreditar. Estou exultante.
Abaixo, segue o resumo que enviei ao Consad, e que foi selecionado para eu apresentar, em março do ano que vem, em Brasilia.

***

Accountability ou propaganda? A publicização no setor público: Estudo de caso do programa “Escola de Governo”, do Governo do Paraná.

Uma das problemáticas enfrentadas pela gestão pública é como tornar transparentes seus atos, divulgando e levando-os ao conhecimento dos cidadãos. Contudo, depara-se com o problema da indistinção entre o principio da publicidade, estabelecido pela Constituição Federal para a Administração Pública, e a propaganda de Governo. Onde acaba um e começa outro?
Após contextualizar os conceitos de propaganda e publicidade, se faz uma revisão da literatura clássica sobre accountability, e expõem-se as delimitações e diferenciações, no Direito Público, entre publicização e propaganda.
A partir disso, se faz uma análise de 'case' do programa “Escola de Governo”, do Governo Estadual do Paraná, transmitido pela TV Educativa do Paraná, e apresentado pessoalmente pelo Governador Roberto Requião. Nele, o governador apresenta ações do governo, cobra resultados dos secretários, discute propostas, e discorre sobre temas contemporâneos.
Conclui-se que o programa é um modo de promover transparência e accountability, no entanto, ao mesmo tempo, promove a imagem pessoal do governador. Assim, pela própria natureza dos conceitos, não é possível estabelecer um critério imperativo para essa separação.

3 comentários:

Merini disse...

Parabéns Márcio. E não diga que não é nada. Porque para quem escreve, eu diria que isso é tudo. Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns mesmo, carinha! Apesar de eu ter ficado bravo contigo por ter me ligado de madrugada pra dar a notícia, neste momento meu mau humor já passou e eu consigo enxergar a dimensão disso. É um evento nacional, rapaz. Muito bacana. Abração e boa sorte!

Nany Merlin disse...

tenho um orgulho desse homem !