quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Racionalidade, sentimento, e... algo mais?

"A cultura não é racional", foi a frase de hoje, última aula de antropologia.. ops, cultura organizacional. Remeteu-me à racionalidade. Teoria da escolha racional. Tsebelis. Uma coisa que eu queria entender, queria mesmo, é a escolha racional. Tipo, muita gente boa, que eu admiro e considero as opiniões acredita nessa teoria, ela é reconhecida e aceita, mas eu não consigo aceitar que as pessoas se movam por racionalidade, ainda que subjetiva. E não considero visar interesses, inconscientemente, como racionalidade. Bom, como diz o Fred, e o Liprovetsky, estamos na era do vazio, com a cultura desenraizada, e bla-bla-bla. Ora, se vivemos nessa era do vazio (e em parte concordo; não totalmente), se as pessoas são levadas pelo consumo, pela propaganda, como pode haver racionalidade? Vejo as coisas muito opostas. Mas está certo que ainda não me debrucei com atenção sobre a teoria; o que conheço dela é um tanto superficial. Certamente estou aqui falando merda, mas assim é a vida. De merda em merda que se fala, um dia falar-se-á algo que preste. Ou não.

Nenhum comentário: