Ainda sobre a questão da mídia nas eleições de 2006, algo que me atrai muito é a teoria da pedra no lago, do Franklin Martins. Segundo Martins (2006), até então a classe média-alta funcionava como uma pedra no lago. A mídia conquistava sua opinião, e esta, considerada os formadores de opinião, reperticuia a opinião e propagava ela, como uma pedra no lago, que vai quicando. Para a mídia bastava se focar nesse público. Nas eleições de 2006 o processo mudou. A classe média-alta se alinhou à opinião da mídia, mas não conseguiu repercutir essa opinião. Ouve uma ruptura no processo, em que a classe C passou a ter mais "autonomia" de consciencia para decidir o voto.O fenomeno da formação de opinião mudou totalmente, a partir (ou ao menos) da eleição de 2006.
---
Mais um tema que gosto é a reprodução dos sistemas. É a pergunta básica da obra de Marx: como os sistemas nascem e como são alterados? E, em consequencia, como eles se mantém, se reproduzem? Nisso, há espaço para estudar a importancia da comunicação na reprodução dos sistemas. Mas, de novo, já foi feito, e muito bem feito. Tem genios, como Althusser, que falam sobre isso.
---
Interesses eu tenho, falta uma tese. Não adianta teoria, se você não aplicá-la sobre um objeto de estudo com uma proposição. Proposição, Márcio, eis a palavra.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário