sábado, 29 de maio de 2010

A Censura

Vou ser direto. A censura existe e está em vigor, mais veemente que nunca. O país de maior censura do mundo é, por incrível que pareça, não Cuba, China, ou Venezuela, mas os Estados Unidos da América. A censura mais terrível que existe. Censura que é auto-censura, implicita, subjetiva. Censura daquilo que pode ser pensado! Eu tenho o exemplo perfeito. A Internet é, dizem, o universo livre para todos. Não é. A censura estadunidense atingiu até mesmo a internet. Censura que ninguem precisa censurar, pois as pessoas já se auto-censuram. Em uma era multi-mídia, todos, todos os conteúdos estão disponíveis para download na internet. Digite em algum site de torrent qualquer, qualquer conteúdo, e lá estará ele, com menos ou mais fontes. Mas existem alguns conteúdos que o império não torela. Oliver Stone, diretor aclamado, vencedor de Oscar, portando cujos filmes geram interesse, realizou um documentário sobre Oliver Stone, o grande inimigo dos Estados Unidos. O filme é de 2009, lançado desde o ano passado, e, ao que me consta, já em dvd (pressuposto necessário para a realização da cópia).  No então, pasme, não existe disponível na internet! Não existe para baixar! Estou indignado, estou absurdado! É uma censura, implicita e explicita. Falar mal dos Estados Unidos, dos sistema, jamais! Esta é a censura que está em curso.
Oh meu Deus. Acabei de me dar conta de uma coisa. As críticas que se fazem aos downloads são pura fachada. Eles são usados para reproduzir seu modo de vida e ponto de vista. Por isso a grande censura que se deu a esse filme foi justamente sequer disponibilizá-lo para download. Oh meu Deus. Mil pensamentos nesse instante. A internet é a esfera de reprodução do sistemas, e por isso o interesse tão grande em aclamá-la como revolucionária. Censura e reprodução. Censura e reprodução.

Edição posterior: fui procurar me informar melhor. O filme, ao que parece, ainda não saiu em dvd.  Isso pode explicar por que ainda não existe versão para download. No entanto, o texto já está escrito. O exemplo pode ter sido frágil, mas não desmonta o argumento como um todo, sobre a censura ao que é dito e pensado contra o sistema e a reprodução do sistema através da internet. Gostei dessa frase: censura e reprodução.

Edição posterior 2: Estou em um dilema filosófico/academico. Me ocorreu essa revelação. A internet é um campo de reprodução social. Posso me contrapor a Levy e todos ou outros. É algo genial. Por que não pensei nisso antes? Estou em dilema, pois isso vai contra tudo que pretendia defender no meu TCC. Pq não pensei nisso antes? O que faço agora? Talvez eu desista.. Não sei. Ainda absorvendo a revelação.

Nenhum comentário: