sábado, 29 de maio de 2010

Bons tempos?

Estava navegando pelo YouTube e acabo parando em um vídeo, aqui, do debate presidencial entre Kennedy e Nixon em 1960. Não gosto da idéia, que muitas vezes reaparece no senso comum, de que os tempos antigos eram melhores. Contudo, alguns aspectos eram mais inocentes, digamos assim. Se não me engano, este foi o primeiro debate televisivo realizado. E é muito engraçado ver esses aspectos se comparados à "manha" que os políticos têm hoje em dia. Estão os dois sentados no inicio do debate. A fala é dada a Kennedy. Ele começa a falar sentado, e camera perde ele. É preciso o apresentador sinalizar que ele deve ir até a bancada/púlpito para falar. Ele se levanta e vai, sem pausa, ainda falando. Kennedy invoca que a questão não é de candidatos, mas de qual partido deve governar, pois é a política do partido que dá o tom do presidente (comentário meu: isso é algo que nos carece até hoje, pensar em políticas realmente partidárias, não em nomes). Depois de terminado, o apresentador pegunta a Nixon se ele tem algum comentário sobre o que Kennedy disse. Nixon responde: "Eu não tenho nenhum comentário". Isso foi absolutamente incrivel, frente ao fato que hoje os políticos em um debate brigam para falar um mais alto que o outro, seja o que for. Alguem dispensar a chance de fazer um comentário é algo impensável. Também a questão do tempo é interessante. Kennedy fala menos de um minuto, Nixon se alonga na sua vez. Nenhum controle oficial de tempo, fora o bom senso de ambos. Não sei se eram tempos apenas mais inocentes, mas a mim me parece que eram também tempos mais autênticos. Melhores mesmo.

Nenhum comentário: