quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Copa e a Mobilização Nacional

Foi lindo andar pela rua, hoje, e ver o país, literalmente, parado. Lojas, todas fechadas. Onibus no horário do jogo, cancelado. Caminhando pela rua, avisos improvisados colados nas portas dos estabelecimentos. Apenas bares, com pessoas aglutinadas, abertos. É bonita a união em torno de uma causa. É realmente comovente. Alguns paises conseguem essa mobilização em torno de guerras. Nós conseguimos em torno do futebol. Por isso, eu, que não acompanho nem gosto de futebol cotidiano, de quatro em quatro anos engajo-me e mergulho nesse universo. Estamos todos tomados pelo mesmo ideal de ego, diria Freud. Toda uma nação, unida, em torno de um mesmo desejo. Vai dizer que não é bonito?

2 comentários:

Anônimo disse...

não! não é bonito.. se essa mobilização toda fosse para a população fazer algo para mudar esse país, para fazer algo que realmente trouxesse algum resultado que fosse bom para todos, seria bonito. por mais que seja em quatro anos que aconteça a copa, é uma grande besteira.. o povo só é patriota na copa, ai compra bandeira, veste a camisa... acabou a copa.. some tudo..
pior se perder a copa.. ai tem gente que nem quer saber de Brasil.. eu vi uma frase assim:
" Mais ordem e progresso e menos futebol". é isso...

Merini disse...

"Mais ordem e progresso e futebol..." Acho que seria melhor se pudessemos ser patriotas sempre, nacionalistas sempre, pra qualquer situação. Por isso, de certa forma, admiro muito os alemães, são nacionalistas em tempo integral, o brasileiro não. Concordo em partes com o comentário anônimo acima.