Li, em algum lugar ano passado, que O Suicidio, de Durkheim, se tornou à época em que foi escrito e posteriormente o exemplo de como uma monografia sociológica deveria ser escrita, se transformando em regra acadêmica. A partir de um estudo de caso de um suicidio ele formulou uma tese que podeia ser expandida para qualquer caso de suicidio, generalizando o conceito e suas análises. A partir do especifico, dá-se conta do geral. Por isso o princípio da delimitação de tema, o que é (pelo menos até agora) apenas dito mas não explicado nas péssimas aulas de TCC 1 (só precisei de uma aula para constatar o que são, mas não é isso o tema desse post). Durhkeim conseguiu fazer de um estudo de caso individual um postulado sobre o tema tratado. Estou começando a fazer meu TCC, em busca de meu Suicidio, minha obra.
Depois de uma longa série de questionamentos a mim mesmo, creio que tenha achado meu tema, ainda que não esteja cem porcento certo disso (uns 95 porcento eu diria). Trata-se da comunicação da Petrobras, e mais especificamente, da criação e uso do blog corporativo da empresa. São esses os pontos que me atrairam no tema, e que creio, ao menos a principio, servirão de esboço.
A empresa é hibrida, nem pública, nem privada. Tem ações no mercado, mas o governo é o controlador majoritário. Não se insere totalmente nem no campo da comunicação pública (no sentido de estatal), nem totalmente no campo da comunicação privada, uma vez que é regida sob principios públicos, de prestação de contas à sociedade, etc (não exigidos na esfera privada). Ou melhor, se insere nos dois campos. A partir disso, pode-se fazer o primeiro capítulo, sobre o campo público-privado no qual a comunicação se dá.
A empresa é hibrida, nem pública, nem privada. Tem ações no mercado, mas o governo é o controlador majoritário. Não se insere totalmente nem no campo da comunicação pública (no sentido de estatal), nem totalmente no campo da comunicação privada, uma vez que é regida sob principios públicos, de prestação de contas à sociedade, etc (não exigidos na esfera privada). Ou melhor, se insere nos dois campos. A partir disso, pode-se fazer o primeiro capítulo, sobre o campo público-privado no qual a comunicação se dá.
A ferramenta blog está na internet (rede mundial de computadores) e portanto, é necessário um capítulo (provavelmente o segundo, tanto faz) sobre esse campo onde se dá a atuação. As novas TIC (tecnologia da informação e comunicação) é um tema que gosto muito, muito mesmo, me atrai, e será muito interessante trabalhar sobre a internet. Afinal, é um espaço de atuação da empresa que não poderia existir de outra forma, se não fosse através do blog (a mesma informação não poderia se processar por revista, etc). Aqui, entro num impasse. Não gosto do determinismo de McLuhan, ao dizer que "o meio é a mensagem", e consequentemente negar qualquer questão de conteúdo, relegando a questão à como se diz, por que meio. Em outras palavras, o meio no qual a mensagem é passada determina a mensagem em si, e seu entendimento. Cada meio, tem uma mensagem possível, que não pode se dar em outros meios. Mas nesse caso em especial, talvez tenha que o usar, uma vez que a mensagem passada pelo blog não poderia ser passada por outros meios. Talvez encontre outro autor, mais adequado ao que queira dizer. Questão de procurar. Isso é o menos.
Então, o choque de discursos. Isso é outro capítulo, provavelmente a questão central. O blog foi criado de certa forma para dar sua versão dos fatos, ante as versões da mídia. Ou seja, ante um discurso posto, é a tentativa de criar um outro discurso, que possa construir a verdade (Foucault e Orlandi). O próprio nome do blog "fatos e dados" aponta para essa tentativa de construir a verdade. Uma outra questão, que pode ser tratada no mesmo capítulo sobre a concorrencia de discursos ou em outro, é a relação com a imprensa. O discurso da Petrobras concorre com o discurso da imprensa. A imprensa tem o poder simbólico de efetivar seu discurso como verdade (Foucalut). O blog é um desafio posto a este poder, e explica o posicionamento quando este foi criado (pela imprensa e políticos) de que o governo/petrobras não teria o direito de fazer o blog, que se estaria usando dinheiro público para promover o ponto de vista da empresa/governo.
Gostei do tema, por se tratar realmente e essencialmente de comunicação organizacional (que é o meu curso, afinal de contas), ao contrário de outras idéias. Não acho que vai render material para a publicação de um livro, como a idéia sobre a nudez na história do cinema poderia eventualmente render, uma vez que é um tema atrativo (para editoras) e inédito (academicamente). Este ainda é o único e último ponto fraco dessa idéia (do blog), comparando com as outras. Mas, até segunda ordem, acho que é este o meu tema. Mudo muito de idéia, sou indeciso, e isso é uma coisa que se deve ter especial medo, mas chegou a hora de tomar uma decisão, então terei que a tomar. Aqui está.
Sei que ainda faltam outros aspectos, não pensados. Como o papel e importancia do blog para a comunicação da empresa, capítulo no qual ainda não pensei os detalhes. E outros, que talvez nem tenha idéia ainda. O que não quero é fazer um trabalho de "coorporação", no sentido de "mecanismos de mercado", etc e tal, nem nada a ver com estatísticas, no sentido de ter que ler um X npumeros de posts, analisa-los, etc. A idéia central é trabalhar sobre o papel do blog para a comunicação pública da petrobras e as suas implicações. Algo mais ou menos assim, sei lá. Queria sua opinião, eventual leitor. O que achou? O feedback é importante. Aprendi que o pensamento não se produz individualmente mas na troca de idéias. A troca de idéias é importante, pois a partir do que um diz, o outro enxerga e pensa coisas que o primeiro não concebeu. O que você acha? Sugestões? Esse post em especial gostaria que fosse comentado. ;)
Um comentário:
Bacãããããna
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